Conheça a trajetória de Pedro Seromenho e o que esperar dos eventos que ele organiza
Pedro Seromenho movimenta os artistas da ilustração para o norte de Portugal com o "Braga em Risco", mas seus traços vão bem mais longe e fazem muito mais pela cidade. Ao longo de quase 20 anos de carreira, ele consolidou seu nome no cenário literário português, não apenas pela qualidade de suas ilustrações e narrativas, mas também pelo seu compromisso com a formação de leitores e o envolvimento direto com professores e educadores.
No agrupamento André Soares, onde estudou, existe uma sala em sua homenagem. Três bibliotecas públicas também levam o seu nome. Tantas homenagens resultam do empenho em promover a leitura ativamente junto dos miúdos e em partilhar com os professores seus conhecimentos: enquanto empresário e autor, que a Editora Paleta de Letras lhe proporcionou, bem como as graças próprias de quem possui uma alma de artista.
Eu tive a sorte de aprender com bons livros, bons professores, bons artistas e, hoje, em qualquer guardanapo ou pedaço de papel tento deitar este mundo, aqui dentro, cá pra fora.
Para entender realmente o valor do que um professor ou um aluno leva para casa quando participa de um evento da Paleta de Letras é preciso conhecer a história ao longo dos anos através do qual se construiu a carreira de Pedro. O amor pela ilustração e o gosto por escrever foram alimentados desde cedo, por ter ao redor pessoas queridas que gostavam do tema e, nessa altura, a sensibilidade de bons professores foi importante.
Entrevista concedida em 30 de setembro de 2024
Era um hobby, ou como diz Pedro, um mundo só dele, que cresceu por dentro, teimando em ser revelado. Do prazer para o negócio, Pedro soube arquitetar a transição de carreira e criou a Paleta de Letras, hoje reconhecida internacionalmente.
Entrevista concedida em 30 de setembro de 2024
Diferentes públicos e abordagens: o que esperar das oficinas e workshops
Nos encontros para professores, Pedro Seromenho aborda todo o processo de criação de um livro ilustrado, desde a concepção da ideia e desenvolvimento da narrativa até os detalhes gráficos e editoriais que transformam uma história em um objeto físico, disponível nas estantes. Além disso, ele oferece técnicas de storytelling para cativar os alunos e tornar as histórias mais envolventes, usando a arte como um recurso pedagógico.
Eu criei esses workshops para ajudar os professores a entenderem não apenas o processo criativo, mas também como eles podem usar a leitura e a ilustração de forma interativa nas suas práticas de ensino, explica Pedro.
Entrevista concedida em 30 de setembro de 2024
Além desses workshops para professores, há eventos nas escolas e bibliotecas destinados aos miúdos e até aos avós. É o caso, inclusive, das oficinas que Pedro tem ministrado nos Estados Unidos da América, em turmas de língua materna portuguesa. Por aqui, o próximo evento vai acontecer em Faro.
Entrevista concedida em 30 de setembro de 2024
O #Nem1SemProfessor perguntou se o interesse pelo livro foi afetado pelo fato das crianças já nascerem em contexto de acesso a tecnologias e textos digitais, ao que Pedro responde que nada supera a experiência.
Entrevista concedida em 30 de setembro de 2024
Ficou inspirado? Para o #Nem1SemProfessor, ele adiantou com exclusividade como será o Braga em Risco 2024.
Agende-se:
Faça o download aqui do programa Braga em Risco 2024
Workshop de Mediação Literária - Braga em Risco
Data: 31 de outubro de 2024
Local: Novotel Meliá Braga, Sala de Conferências
Horário: 17h30
Descrição: Este workshop exclusivo para professores e bibliotecários será ministrado pela Mafalda Milhões, curadora e editora da Bichinho do Conto. Ele abordará técnicas de mediação de leitura, proporcionando ferramentas práticas para dinamizar a leitura entre os alunos.
Inscrição: A ser divulgada pelo Município de Braga.
8º Festival Braga em Risco - Sessões Interativas de Leitura e Ilustração
Datas: 2 a 17 de novembro de 2024
Local: Biblioteca Lúcio Craveiro, Casa do Livro de Braga, Antigo Quartel dos Bombeiros
Descrição: Durante o festival, haverá várias sessões de leitura interativa e oficinas de ilustração voltadas para professores, bibliotecários e alunos. Estas atividades são uma excelente oportunidade para observar técnicas práticas de contação de histórias e como integrar a ilustração no processo pedagógico.
Se é responsável por uma biblioteca ou agrupamento e quer receber um dos eventos pode contatar o Pedro Seromenho. O site da Paleta de Letras tem o link agendar sessão ou também pode escrever diretamente através das redes sociais. O #Nem1SemProfessor facilita sua vida: basta clicar aqui: https://www.facebook.com/seromenho
Siga o #Nem1SemProfessor no Facebook. Participe por compartilhar com outros educadores ou mande sua sugestão de alguma ação que conhece.
Também pode assinar nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo.
Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.
Comments