Método derruba barreiras e ferramenta para uma educação de excelência para todos
Materiais da Ekui unem personagens da cultura portuguesa a monstros imaginários para atrair os miúdos
Em salas de aula cada vez mais diversas, promover um ensino de qualidade é desafiador. Phd em educação e premiada internacionalmente, Celmira Macedo reconhece que entre muitas circunstâncias adversas, o próprio professor ou professora, mesmo com as melhores intensões, pode tornar-se uma barreira no aprendizado pleno.
Entrevista Celmira Macedo concedida em outubro 2024
Celmira Macedo, professora portuguesa, tornou possível que milhares de professores tenham em mãos ferramentas pedagógicas que facilitam o aprendizado de alunos de diferentes perfis. Movida pelo propósito de que todos recebam educação de modo pleno, desenvolveu uma metodologia inclusiva, aplicada a partir de materiais multisensoriais e formações, de modo que hoje coleciona histórias de outros professores sobre superação de dificuldades em sala de aula.
Entrevista Celmira Macedo concedida em outubro 2024
A metodologia é produzida para as crianças da educação infantil e para o início do primeiro ciclo, em fase de alfabetização, mas tem aplicações bem mais abrangentes: tanto promove a alfabetização, quanto a reabilitação para crianças e adultos com e sem necessidades educativas especiais.
Lançado em 2015, o projeto EKUI é reconhecido internacionalmente como uma inovação na educação inclusiva. As cartas multissensoriais integram grafia comum, Braille, Língua Gestual Portuguesa e o alfabeto fonético, permitindo que a alfabetização ocorra em diversas modalidades sensoriais, beneficiando tanto pessoas com deficiências como pessoas sem neessidades específicas.
Materiais Ekui - divulgação
Além dos relatos dos professores, os resultados têm sido acompanhados por investigadores de diferentes instituições de pesquisa, como a Universidade do Porto e da Beira Interior e demonstram o real impacto da metodologia na aprendizagem das crianças.
Fonte: Ekui
Acredito que somos agentes educadores em todos os contextos, dentro e fora da sala de aula e por isso as capacitações nos tornam mais efetivos em um aspecto amplo, que ultrapassa o profissional. O resultados na vida dos professores e dos alunos nos faz sentir muito, muito orgulho. Essa sociedade que é formada para a equidade será outra, mais capaz de lidar com a diversidade, diferente da nossa.
A professora e investigadora explica ainda que os materiais são elaborados colocando o professor no centro do processo, como construtor e mediador de conhecimentos. A EKUI é uma instituição sem fins lucrativos e o projeto funciona em um modelo social sustentável.
Entrevista Celmira Macedo concedida em outubro 2024
Há formações em escolas, há formações gratuiras obtidas com a compra de algum material, há formações mais longas oferecidas através de centros de formações que são creditadas para progressão na carreira e, em dezembro serão lançadas formações mais específicas que poderão ser adquiridas pelo site da instituição.
Cada venda de material financia a distribuição gratuita para escolas e famílias carenciadas, e o processo de montagem envolve a geração de empregos para pessoas com deficiência. A metodologia já alcançou um impacto significativo, com mais de 40 mil educadores e centenas de milhares de crianças e jovens impactados.
Em Janeiro, no mês do Dia Internacional da Educação, a EKUI estará com o #Nem1SemProfessor a realizar uma ação em prol dos professores. Novidades em breve!
Siga o #Nem1SemProfessor no Facebook. Participe por compartilhar com outros educadores ou mande sua sugestão de alguma ação que conhece.
Também pode assinar nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo.
Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.
Comments