Vídeo de divulgação. Sonae
Teach for Portugal, My Polis e Ciberescola foram os projetos vencedores da segunda edição do Prémio Sonae Educação 2024. O objetivo da iniciativa é apoiar projetos que "promovam abordagens educativas inovadoras e que por via da educação, qualificação ou requalificação contribuam para a mitigação de fatores de desigualdade ou exclusão, fomentando desta forma uma sociedade mais inclusiva, capacitada e resiliente".
O prémio deste ano teve um aumento significativo, passando de 100 mil euros para 150 mil euros. Para além do apoio financeiro a atribuir pelo Prémio, foi definido com cada vencedor o modelo de apoio não financeiro. Neste processo, a Sonae – SGPS, S.A. pode contribuir através da integração de voluntários, de processos de mentoria ou outros ajustados aos objetivos de cada projeto.
Slide apresentado durante a premiação 2024 em 5 de novembro
O projecto Ciberescola dedica-se ao ensino por videoconferência de Português Língua Não Materna. O projecto MyPolis Agentes 2.0 pretende, “através da gamificação e da inteligência artificial”, transformar as salas de aula em academias de participação, com vista ao “fortalecimento da democracia”. Já o projeto Teach For Portugal quer “quebrar ciclos de pobreza e de desigualdade educativa”, colocando mentores em escolas desfavorecidas e organizando workshops de literacia financeira.
Esta iniciativa distingue projetos que visam melhorar o acesso e a qualidade da educação em todas as fases do ciclo de aprendizagem. A novidade deste ano foi que as escolas públicas também puderam candidatar-se, ampliando o alcance para incluir instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos.
Portugal tem muitos projetos excelentes e incentivamos que mais propostas sejam apresentadas.
Interessou-se? Veja se seu projeto encaixa-se no perfil estabelecido pelo regulamento do Prémio:
Projetos focados na criação de oportunidades de educação, qualificação ou requalificação, e que prevejam na sua atuação a inclusão de beneficiários em situação de desigualdade no acesso a estas oportunidades;
Projetos focados no impacto, que procurem mudanças efetivas para os beneficiários e tenham como objetivo criar oportunidades no âmbito da educação, qualificação ou requalificação, seja ao nível do acesso a abordagens e conteúdos ou à aquisição de competências específicas;
Projetos que priorizem a inovação, apresentando abordagens e modelos educativos, ferramentas, metodologias ou competências criativos e diferenciadores para enfrentar os desafios propostos no âmbito dos problemas identificados;
Projetos que evidenciem potencial de escala ou replicação;
Projetos que definam como indicadores de sucesso as melhorias conseguidas pelos beneficiários nos seus níveis de educação, qualificação ou requalificação e/ou emprego;
Projetos que atuem em qualquer fase do ciclo de aprendizagem, da pré-escola ao reskilling no mundo do trabalho.
Se este ano sua escola ou instituição não concorreu, o #Nem1SemProfessor explica todo o processo para que esteja preparado para a próxima edição:
Cada entidade pode inscrever vários projetos, embora apenas um possa ser premiado. As candidaturas da segunda edição estiveram abertas de maio a junho de 2024 e os vencedores foram anunciados em 5 de novembro de 2024. A divulgação do resultado ocorreu nos sites oficiais da Sonae e do Prémio Sonae Educação e cerimônia transmitida pelo Jornal Público.
Estiveram na cerimônia os vencedores da primeira edição do Prémio Sonae: o NoCode Institute, uma plataforma para requalificação profissional, e a EKUI, que desenvolveu uma metodologia inclusiva de comunicação. A EKUI já é uma parceira do #nem1semprofessor e você pode conhecer melhor aqui. Celmira Macedo, fundadora da EKUI deixou um conselho a quem sonha em também ganhar o prémio:
O prémio homenageia o legado de Belmiro de Azevedo, fundador da Sonae, que sempre viu a educação como um fator crucial para o desenvolvimento social e individual.
Aqui no site você vai conhecer muitas iniciativas como as que venceram essa segunda edição do Prémio Sonae. Também pode sugerir que entrevistemos algum projeto que conhece.
Siga o #Nem1SemProfessor no Facebook. Participe por compartilhar com outros educadores ou mande sua sugestão de alguma ação que conhece.
Também pode assinar nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo.
Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.
sPRÊMIO SONAE EDUCAÇÃO OFERECE 150 MIL EUROS AOS MELHORES PROJETOS DE EDUCAÇÃO EM TODOS OS CICLOS DE APRENDIZAGEM
Comments