top of page

QUER ESTAR EM SALA DE AULA? TEACH FOR PORTUGAL INVESTE EM FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA. SAIBA COMO CONCORRER A UMA VAGA.

  • Foto do escritor: Aline Veroneze
    Aline Veroneze
  • 3 de jan.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

Agentes de Mudança: Formação de excelência pra forjar educadores à altura do futuro.



professora em atividade lúdca na Academia de Verão 2024
Foto: Academia de Verão, 2024/2025 Fonte: Divulgação T4PT

Parte da rede global "Teach for All", a Teach For Portugal (TFP) tem uma missão audaciosa: combater a desigualdade educacional, atraindo talentos para as escolas mais desfavorecidas. Não se trata apenas de preencher vagas, mas de injetar uma nova energia, uma nova perspetiva. O programa é rigoroso e transformador: a Teach For Portugal recruta indivíduos de diversas origens, oferece uma formação intensiva e os coloca em escolas por um período de dois anos, com um programa remunerado e dedicado.


Em entrevista com Inês Couto, da primeira geração de mentores, o Nem1SemProfessor procurou perceber como acontece todo o processo, do recrutamento, treinamento, da experiência nas escolas até o destino final dos profissionais que entram no programa.



Os recrutados podem atuar como professores ou mentores. Entenda como acontece essa jornada para cada grupo:




Em ambos os casos, recebem formação que os tornam agentes de mudança, desenvolvendo competências pedagógicas e de liderança que reverberam muito além da sala de aula. Não se trata de voluntariado, mas de um trabalho formal, tendo em vista a alta exigência de todo o processo, que pretende dar resposta a um problema complexo que é a educação em contextos desfavorecidos.



Os resultados falam por si, e são um testemunho irrefutável do impacto da TFP:


  • 98% dos professores consideraram a competência pedagógica dos mentores valiosa.

  • 93% dos mentores ajudaram a variar as estratégias de aprendizagem.

  • 81% dos professores e diretores recomendam o "Teach for Portugal".



Para os profissionais que fazem parte do programa, as aprendizagens vão muito além dos aspectos pedagógicos.



Os números que Inês aprensenta não são apenas estatísticas; são histórias de professores que se sentem menos sobrecarregados e mais apoiados, e de alunos cujo envolvimento é desbloqueado por novas perspetivas.


Quem tiver interesse em fazer parte da formação precisa estar disposto a atuar em tempo integral nessa jornada. Inês lembra seu período de formação e revela que todos os participantes acabam o processo transformados. Uns seguem para a sala de aula, outros empreendem nas áreas em que perceberam maior necessidade.


O Nem1SemProfessor quis saber como acontece o processo de recrutamento:



Em 2026, a TFP está ativamente a recrutar em todo o país, com oportunidades inclusive em Lisboa e no Algarve, a procurar indivíduos interessados na educação, com uma mentalidade de crescimento e um compromisso inabalável com a equidade.



O endereço para inscrição é: https://teachforportugal.org/carreiras


Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.


Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.

Comentários


nem1semprofessor

Esse Observatório faz parte uma ação que integra uma investigação científica e os dados estão abertos ao acesso com licença CCBY 4.0®, Ao reproduzir, cite a fonte.

bottom of page